sábado, 14 de maio de 2011

Como Fabricar Polpas Congeladas

PRODUÇÃO POLPAS DE FRUTAS CONGELADAS  100% NATURAIS
Como Produzir Polpas Congeladas, Como fabricar polpas 100% Naturais.

Fabricação, Produção e Processamento de Polpa de Fruta, Como Fabricar, Como Montar uma Fabrica para seu Negocio Produtivo. Sua Própria Fabrica com suporte e acompanhamento técnico de instalação, e com entrega funcionando, “chave em mãos”, incluída toda à assistência antes, durante e depois da instalação. Veja com o Salon Emprendedor. 

Polpa de Frutas ¿Como Fabricar? ¿Como Montar Pequena Fabrica?
PROCESO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS P/ MICRO INDÚSTRIA DE POLPAS.
O fluxograma de produção é determinante para a instalação e disposição dos equipamentos para a funcionalidade dos processos nas diferentes áreas do processamento, dentro da indústria.

Descrevemos as áreas mais importantes que contem o fluxograma de produção para uma micro pequena fábrica, com seus equipamentos necessários, bem como acessórios e ferramentas básicas para sua operatividade produtiva.

PARA IMPLANTAR SUA PEQUENA FABRICA DE POLPAS:
Contatos com;
 salonemprendedor@yahoo.com


Fluxograma Básico de Produção de Polpas 

Colheita- Pré-seleção

Classificação–Pré-lavado

Recepção– Pesagem

Lavagem – Sanitização- Descartes

Enxaguar – Desclorificar

Cortes – Descascados

Tratamentos – Escaldados

Despolpado – Refinado

Homogeneização

Embalar – Selar -Etiquetar

Congelamento – Armazenagem

.
OS EQUIPAMENTOS E MAQUINAS POR SEÇÕES.


Vamos compor aqui uma pequena unidade de produção para uma capacidade de 100/150 Kg de polpa por día, a pesar de que o potencial pode ser ampliado, partiremos com estes indicadores, as instalações não incluem área de escritório. Iniciaremos por:

01) A Recepção das frutas, matéria prima. Aqui é necessário contar com 1 balança (recomendável uma de 250 kg) destinada a pesagem da fruta em caixas. Além de uma área de 02/03 m², 01 pequeno armário para arquivos. Pessoal coma indumentária adequada, material de controle como: placas, quadros, canetas etc,.

Preparação das Frutas:

Lavagem e Sanitação para o Processo de Fabricação


02) Área de Pre-lavado e Lavado: Pessoal equipado com tocas, botas, luvas, aventais impermeáveis, escovas manuais etc. Equipamento 01 lavador com sistema para imersão lavagem das frutas. O projeto criou um lavador de 03 pias com duchas individuais que permite estas tarefas com ótimos resultados de higienização e sanitação. É necessário 02 baldes de plástico de 50 lts para imersão e apoio ao lavador a fim de aumentar a produção, 01 móvel metálico para todo os utensílios. Uma área de 4/4.5 m². para 02/03 operadores

03) Área de Cortes e Descascamentos: Pessoal equipado completo, sem contato direto com as frutas, sala com paredes lisas e azulejadas, piso liso e lavável com deságües, ventilada e protegida por telas anti-mosquitos, as quais devem ser ampliadas a toda instalação da unidade de produção.

Os implementos: 01 bancada de aço inoxidável ou de cimento com azulejos de 2.40m; 01 pia de mão; 03 tabuas de corte de poliuretano duro; 02 facas grandes e 02 pequenas para cortes de limpeza, 02 extrator de miolos, 02 descascadores de cabeça móvel e manual, bandejas de plástico brancas 03 de borda alta 01 borda baixa, 01 recipiente esterilizado para cascas sanitadas e para armazenagem, 01 para resíduos, 01 moinho comum para moenda de frutas duras, cenouras, beterrabas, etc. Área necessária 03/04 m².

04) Área de Escaldado, 01 fogão semi industrial para esquentar água com panela esmaltada ou de aço inoxidável de 15/20 lts, 01 cesto em aço inoxidável ou cromado, para imersão das frutas, (menor que a panela), a opção por vapor em banho maría é mais aconselhável, 01 recipiente para água fria com gelo para esfriar as frutas. Não são todas as frutas que necessariamente se devem escaldar. Nesta área são necessários 02 operadores e uma área de 03/04 metros2, 01 bancada de trabalho em aço inoxidável ou de cimento com azulejos de 1.20 mts.

05) Área de Despolpado; Setor protegido com área de deságüe para o lavado da maquina, antes e depois de cada dia de operações, 01 operador equipado e protegido do contato com a polpa, pisos e paredes lisas laváveis e azulejadas, separador de seção ou divisória lavável, área totalmente a séptica, desinfetada com esterilização aérea, antes de despolpar, com vaporizador tipo aerossol de gatilho manual, contendo mistura de álcool puro ao 18% com água.
CONTINUA EM ESTE SITIO.. “Proceso de Despolpado” e área de Funcionamento...

SALON EMPRENDEDOR
Brasil-Argentina-Ecuador-Chile-Venezuela
Costa Rica-Panamá-Mexico-Angola-Congo
Sede: São Paulo-Brasil 
Tel. 55-11-2805-1262
Tel. 55-13-3029-0607
Tel: 55-13-3596-6809
Gustavo Quezada
e-mail: salonemprendedor.br@gmail.com
Skype: salon.emprendedor.br
Web: http://salonemprendedorbr.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário